Saturday, December 26, 2009

Há dois mil anos, quando Jesus nascia em Belém, seus Pais não encontraram, nas hospedarias da cidade, um lugar onde Maria pudesse trazer à luz o seu Filho.

Não havia lugar para o Menino-Jesus no mundo sócio-politico-religioso daquela época. Apenas numa estrebaria nos arredores da pequena cidade seus pais encontraram um lugar aconchegante para acolhê-lo.

Talvez se as pessoas soubessem quem era Jesus, alguém tivesse oferecido a suíte real da melhor hospedaria. Mas, não era isso que Jesus precisava ou queria. Ele queria mesmo nascer, estar entre seus conterrâneos, aprender a cultura de sua gente, partilhar a vida e os costumes de sua pátria aqui na terra.

E foi ali, naquele lugar simples, desprovido de realeza que o Rei pode contemplar pela primeira vez o rosto da humanidade à qual assumia naquele mágico momento.

Tamanha foi à alegria dos pastores ao perceberem que na escuridão daquela noite fria uma Luz, nunca antes vista, brilhava ao som da melodiosa canção dos anjos.

E chegaram os Reis do Oriente com presentes para o Rei dos reis...

Passados tantos anos a pergunta continua a mesma: Há lugar para o Menino-Jesus, cujo Natal celebramos com tanta divulgação e festa, no atual contexto sócio-político-religioso? Há lugar para o Menino-Jesus na vida de cada um de nós? Estamos preparados para receber em nosso meio o Messias? Estamos dispostos a acolher a Sua mensagem e assumir em nossa vida a proposta que Ele nos trouxe? Estamos preparados para acolhê-lo na pessoa de cada irmão, independentemente de sua raça, posição sócio-cultural, estilo de vida, crença, ideologia, enfim, diferente e único em seu modo de ser e de viver? Estamos dispostos a nos tornar discípulos do Mestre?

Ainda há tempo...Podemos assumir uma nova atitude ou assumir a postura do dono da hospedaria e dizer a quem nos procura: “Deixe-me em paz, não há mais lugar”. A Escolha é nossa.

ABrito - 2009, na mahã do Natal

No comments:

Post a Comment