Wednesday, November 11, 2009

“Amai os vossos inimigos”

Algumas pessoas costumam dizer: “Desejo aos meus oponentes o dobro do que eles a mim desejam, inclusive o mal” . Ou ainda, “Deus lhe dê em dobro tudo o que a mim deseja, inclusive o mal”.

Um dia, falando aos discípulos Jesus os questionou: “Se um filho pede ao pai um pão, o pai não lhe dará uma pedra (Mt 7, 9); se pede um peixe, não lhe dará uma serpente; se pede um ovo, não lhe dará um escorpião. "Pois, se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu vos dará se o pedirem?" (Lc 11, 11-13).

Deus jamais faria mal a alguém. Ele é Amor e o Amor não deseja o mal, não faz o mal, não promove o mal. Pedir a Deus que aja a partir da nossa lógica e esperar que Ele “castigue” alguém que algum mal nos fez é desconhecer completamente a lógica do Amor, que ao sentir-se ferido apresenta a outra face, isto é, retribui com o bem.

Acontece que tudo na vida é consequente. Tudo que fazemos retorna a nós de alguma forma, não porque Deus manda de volta, mas como consequência do nosso livre arbítrio. Se fazemos o Bem, este retornará a nós; se ao contrario, fazemos o mal, este também retornará a nós de alguma maneira.

Mesmo quando a pessoa atingida não retribui com uma ação má, porque o mal por si mesmo é autodestrutivo ressoará na consciência de quem o cometeu, às vezes para sempre, como resposta a sua ação. E somente quando a pessoa perdoa a si mesma é que liberta-se, enfim, do sentimento de culpa que a atormenta, sentindo-se também livre para pedir ao outro o perdão.

Fico sinceramente indignada quando ouço alguém dizer isso ou quando diante de uma catástrofe, tentando confortar a quem sofreu a perda, diz: “Conforme-se, Deus quis assim.” Melhor que tal pessoa não dissesse nada , seu silêncio daria mais conforto e evitaria tão absurda afirmação. Por que atribuir a Deus as consequências das ações humanas? Deve-se responsabilizar quem de fato as cometeu, quem as procurou, quem as favoreceu. Não culpemos Deus por nossas insanidades e irresponsabilidades! Isso sim, acredito ser pecado.

Façamos o Bem. Desejemos o Bem, mesmo a quem nos deseja o mal. Ofereçamos ao outro o que de melhor somos e temos (“oferecer a outra face”). Isso, na verdade, é o que traduz o "Amai os vossos inimigos” (Mt. 5. 43). Deus não exige que nos submetamos à perversidade de quem nos machuca, o que Ele nos pede é que não deixemos que o outro determine as nossas ações ou reações, retribuindo com a mesma moeda. Se o que o outro tem é lixo, ofertemos-lhe flores em troca, quem sabe assim ele as prefira da próxima vez.

“Paz não significa ausência de guerra”...Paz significa vivência do Amor!

By ABrito, 2009

No comments:

Post a Comment